O Programa C-Jovem foi criado para melhorar a qualidade de vida dos jovens e suas famílias, levando desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do Ceará.
O C-Jovem é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Trabalho (STE) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com Uece, IFCE e UFC, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac, Sebrae, Iracema Digital e Instituto Atlântico.
No Ceará, as atividades iniciaram ainda em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.
C-Jovem e MCTI Futuro
Na segunda etapa, o C-Jovem é realizado no âmbito do programa "MCTI Futuro - Residência em TIC 20/Capacita Brasil", graças a uma parceria entre os governos federal e estadual. Para execução do programa, estão sendo investidos R$ 34 milhões oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Lei de Informática, visando preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no País.
A meta é qualificar 8.400 estudantes a partir de trilhas de capacitação técnicas em TIC, empreendedorismo e inovação, raciocínio lógico, inglês para profissional de TIC, mentorias em comunicação e relacionamento interpessoal. As atividades ocorrerão de forma virtual, 10h/semana, durante um ano, totalizando 480h.
Trilhas ofertadas
Os alunos podem escolher entre sete trilhas de tecnologia, de acordo com a área de interesse: desenvolvimento iOS, desenvolvimento Android, Nuvem, Java, Infraestrutura 5G, Inteligência Artificial e FullStack.
A certificação será feita como projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
No último trimestre, os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras.
Quem pode participar?
Alunos residentes no Ceará da rede pública ou privada:
– Cursando o ensino médio
– Recém formados no ensino Médio (até 03 anos)
– Cursos profissionalizantes
– Alunos do Ensino Superior
Com 50% das vagas de cada curso priorizadas para jovens residentes fora da região metropolitana de Fortaleza.
Este site utiliza a ferramenta Google Analytics para coleta de dados estatísticos de acesso. Clique aqui e saiba mais sobre o uso de cookies do Google Analytics em sites.